Validação de Atividades Complementares

Coordenadora de Atividades Complementares: Profa. Betina Ahlert

E-mail: acomplementares.dss@contato.ufsc.br


O que são atividades complementares?

De acordo com o Regulamento (2013), são consideradas atividades complementares:

  • Organização, participação e inserção em seminários, congressos, encontros, palestras, debates;
  • Presença em defesas de TCCs, dissertações de mestrado e teses de doutorado;
  • Monitoria, iniciação científica e inserção em núcleos/projetos de pesquisa e extensão;
  • Outras atividades de caráter científico, profissional, cultural e político.

💡 O detalhamento dos tipos de atividades aceitas pode ser consultado no Anexo 2.

Essas atividades têm como objetivo ampliar e aprofundar a formação acadêmica e profissional do(a) estudante.


⏱️ Carga horária obrigatória

  • É necessário cumprir um total de 108 horas de atividades complementares ao longo da graduação.
  • A carga horária validada varia conforme o tipo de atividade (consulte o Anexo 2).
  • O cumprimento dessas horas é uma exigência da política nacional de educação para a integralização dos cursos presenciais de graduação.

📝 Como solicitar a validação das atividades?

O pedido de validação deve ser feito online e enviado por e-mail para:

📧 acomplementares.dss@contato.ufsc.br

O e-mail deve conter:

  1. Formulário preenchido com os dados pessoais e a descrição detalhada de cada atividade (disponível no Anexo 3);
  2. Comprovantes/documentos de todas as atividades descritas no formulário.

⚠️ Apenas serão deferidos os pedidos com a carga horária total (108h) cumprida durante a graduação.


📅 Cronograma de envio

Os pedidos de validação devem ser encaminhados até o dia 10 de cada mês letivo.

  • Não serão analisados durante o período de férias, conforme o calendário acadêmico da UFSC.
  • Recomendamos que os(as) estudantes se organizem com antecedência para não perderem os prazos.

  • DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES – Anexo 02
  • FORMULÁRIO DE VALIDAÇÃO – Anexo 03 (Para baixar, clique com o botão direito do mouse e depois em “salvar link como”)

Salientamos a importância de todos lerem as Normas quanto à Atividades Complementares no Curso de Graduação em Serviço Social. Bem como, a necessidade de criação de uma assinatura digital para a abertura dessa solicitação de validação. Você pode encontrar maiores informações no menu lateral REQUERIMENTOS > Assinatura Digital